coronavirus e o ar condicionado - as relações

Qual a relação entre o ar-condicionado e o corona vírus?

O ar-condicionado é um equipamento que realiza a troca de calor de um ambiente. Através de seus filtros, ele retém vírus, bactérias e fungos do ar, ajudando na prevenção de doenças respiratórias. Portanto, nesse momento ele pode ser um aliado, mas precisa estar bem cuidado.

O equipamento exige uma manutenção adequada. A limpeza dos filtros é uma das principais ações, apenas com água e sabão você consegue deixá-los limpos e prontos para uso.

Se a instalação foi feita corretamente e a manutenção periódica está em dia, pode ser feito um aumento na frequência da limpeza destes filtros, passando a limpar semanalmente ou até mesmo de 3 em 3 dias.

Para as pessoas do grupo de risco (problemas respiratórios, idoso, hipertenso, etc) que não tenham certeza sobre a condição do seu ar, evite ligá-lo até que o mesmo seja higienizado. E lembre-se, essa é uma atitude que deve ser tomada sempre.

Além disso, o uso de bactericidas próprios para ar-condicionado é uma medida preventiva, já que ele ajuda no combate de vírus e bactérias. Mas em casos comerciais, além das medidas já citadas, como a ABRAVA (Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) alertou recentemente, é preciso intensificar a manutenção como foi indicado no PMOC, Plano de Operação, Manutenção e Controle. Com ele, seu equipamento passará por um controle de manutenção regular, com registros das condições de funcionamento e um cronograma de revisões.

No momento atual, devemos pensar em nossa segurança e fazer o possível para garantir a de todos! Por isso, siga as orientações da OMS sobre higienização, lave sempre as mãos, evite aglomerações, contato direto, além de não levar a mão ao rosto. E claro, cuide sempre do seu ar-condicionado, independente do momento!

Estamos aqui para lhe atender.